O SMIT surge como resultado de atividades de vigilância tecnológica realizada pela empresa ITJ que observou uma necessidade/ oportunidade no mercado. Esta oportunidade envolve o fornecimento de moldes capazes de produzir peças complexas que partilham a mesma geometria base, mas são alvo de frequentes alterações ou renovações no seu design para responder às expetativas e necessidades do cliente/ utilizador quer por questões estéticas, económicas ou por questões de minimização dos seus impactes ambientais.
O consórcio pretende desenvolver um conjunto de atividades de investigação envolvendo as áreas do projeto do molde, das tecnologias In-mould operations, da injeção de vários materiais como polímeros condutores, polímeros naturais, e da incorporação de componentes eletrónicos e LED’s. Os resultados desta investigação, sob a forma de novos conceitos tecnológicos avançados e inovadores, serão demonstrados através de um novo molde complexo e multifuncional capaz de produzir num único processo de moldação por injeção uma peça teste.
Os produtos moldados serão absorvidos pelos mercados mais avançados e exigentes a nível global permitindo à empresa, e consequentemente ao setor de moldes, o reforço das suas exportações e a entrada em novos mercados de maior valor acrescentado.