Notícias

EVOTEC - evolução tecnológica na maquinagem de moldes

A TJ Aços ganhou consciência de que intervir em capital humano de forma estruturada e planeada marca a diferença numa economia que é cada vez mais do conhecimento e não dos meios produtivos por si só. A TJ Aços dá especial relevância ao factor conhecimento sem descurar o investimento produtivo que tem vindo a fazer e que é imprescindível ao posicionamento competitivo de empresas que se querem destacar e vencer neste sector de excelência e de alto valor acrescentado tanto economicamente como ao nível do conhecimento estratégico.

A criação de um núcleo de I&DT com um plano de trabalho estruturado e alinhado com a estratégia de desenvolvimento da empresa pretende criar competências internas de I&DT, bem como estimular a sua apetência para prosseguir essas valências, e reforçar as competências e a “massa cinzenta” da empresa, e possibilitará a aquisição e endogeneização de novos conhecimentos e capacidades para se afirmar como uma referência na área dos moldes técnicos de alta complexidade. A criação deste núcleo envolve a contrafação de três quadros qualificados com nível de ensino superior e com experiência no sector (factor imprescindível, dada a especificidade deste sector).

No âmbito do EVOTEC o núcleo irá estudar a tecnologia de fresagem a 5 eixos e furação no fabrico de moldes de média dimensão e com necessidades de alto desempenho, complexidade e rigor, concorrendo para a melhoria da qualidade dos bens ou serviços, para o aumento da capacidade de produção ou melhoria da prestação do serviço.

Cumprindo os objectivos propostos, a TJ Aços pretende atingir novos mercados (de maior exigência) designadamente França e Polónia, e também reforçar o seu posicionamento, aumentando a sua quota de mercado na Alemanha, Espanha, Bélgica e Hungria.


Sistemas de incentivos/medidas de apoio
Sistemas de incentivos à criação de núcleos de investigação e desenvolvimento tecnológico no sector empresarial

Investimento elegível
€ 504.054,75

Incentivo
€ 186.882,22

Prazo de execução
01.09.2008 - 31.08.2012